terça-feira, maio 18, 2010


No final do século XIX, era comum entre os viajantes, estudiosos ou aventureiros, manter um caderno de notas onde as reflexões despertadas pelo caminho e pelo caminhar eram transcritas, tanto para sedimentar a memória da experiência, quanto para um possível uso posterior. As anotações que Carl Gustav Jung fez de suas peregrinações por diferentes partes do mundo eram reunidas em cadernos que ele denominava "Protocolos".

Vem daí a inspiração para o nome desse Blog, idealizado para registrar e acompanhar as discussões efetuadas por um grupo de estudos (e de amigos!) em torno da leitura conjunta do famoso Livro Vermelho de Jung.

Na seara da informática, protocolo se refere a um método standard que possibilita a comunicação entre processos (que se executam eventualmente em diferentes máquinas), isto é, um conjunto de procedimentos que facilitam a emissão e a recepção de dados numa rede. Em nosso caso, nossos protocolos serão especializados no compartilhamento de informações, impressões e idéias originadas pelas nossa (in)compreensão do texto junguiano...

Uma proto-colagem: primeira junção dos retalhos... quem sabe um dia costuramos uma colcha ?

Um comentário:

  1. ANDREA QUERIDA - Bom exemplo este, do final do século XIX, praticado por Jung e atualizado pelo seu grupo de estudiosos: manter um caderno virtual de anotações que pode ser acessado por cada um de vcs a partir de qq parte do mundo!!! Parabéns, e boas peregrinações!!!

    ResponderExcluir

Seguidores